DIRETO AO PONTO: O LIVRO DIGITAL


                                                      ETERNA MEMÓRIA

LIVRO  DIGITAL.

Direto ao ponto!
Num excelente artigo publicado na VEJA desta semana,o jornalista Jerônimo Teixeira ,falou sobre o livro digital e sua influência no mercado editorial de hoje.
Citou as ferramentas de autopublicação como a tábua de salvação dos autores independentes,aqueles sem espaço,voz e vez nas grandes editoras.
Como ainda não inventaram a bolsa – talento,para os pequenos,como eu e a torcida do Flamengo, o jeito é inventar,inovar e reinventar,sempre.
“Nunca houve melhor tempo para ser escritor,ou leitor” diz Hugh Howey,ele mesmo um importante autor de livros digitais,cuja obra já o levou ao cinema.
Verdade,quando a gente lembra as peregrinações ás grandes editoras, o descaso como somos tratados ,gastas as solas dos sapatos e os selos do correio.De volta,recebíamos desilusões e decepções.
Desde cedo,rebelde com uma causa – mostrar os meus livros – me rebelei contra esta exclusão e criei minha própria editora;embora trabalhando sob demanda,ainda assim abri caminho e  espaço para pequenos autores,hoje,na mídia,com seus livros vendidos e publicados,alguns já na segunda edição.
Mas,ainda não estava satisfeita.O custo do livro impresso é assustador e o autor paga caro por ele;se não vende ,o prejuízo não é ,apenas,psicológico e não afeta apenas as emoções,mas,também,o bolso.
Já em 2008 fiz de “Maktub” o meu primeiro livro digital;estava escrito que não ia parar por ai e logo veio “As Filhas do General”e,agora,graças a ter encontrado uma boa parceria,minha editora entrou de corpo e alma no livro do futuro.
Cinco dos meus livros já estão no kindle:”A Bahia de Outrora”,”Contos Apimentados” , “Contos e Causos”,"As Filhas do General","20 Contos de Amor e Humor".As quatro Seletas da Editora  ,”Traços e Compassos” , “Os 7 Pecados Capitais” e "Panorama da Literatura Brasileira"I e II.Esta nossa Seleta,oportunamente,também estará no Amazon á disposição dos leitores.
Entre nossos autores,a poeta e escritora  Paola Rhoden,aderiu.Paola publicou “Caminhos Sem Volta”,”Dezessete Anos” e a versão digital de “Apenas A Dor do Depois”,seu magnífico livro de poemas. Nossa escritora mineira,Elizabeti Felix também lançou "Identicamente Opostos" como e-book.E,teve sucesso!Porque não?Capas impactantes funcionam muito nos e-books,como diz o poderoso ,Nadder Kabbani. da Amazon.
Segundo pesquisas da PricewaterhouseCoopers,o livro digital ,em quatro anos vai superar o livro impresso no mercado estadunidense.No Brasil ,o processo é mais lento,mesmo porque o acesso á Internet ainda é para poucos.Assunto para preocupar as livrarias e algumas editoras e,principalmente,os agentes literários,mas,todos esses sempre existirão,embora,em número bem mais modesto.
O preço para se converter um arquivo Word em digital é ínfimo se comparado com os gastos do livro impresso.Uma proporção de $3000 para $600!
Além disso,as fatias dos direitos autorais aumentam,no Amazon 70% do valor fica com o autor.Se você imaginar que,hoje,deixamos 50% dos nossos já parcos lucros com o livreiro apenas para expor nossos livros,vocês podem sentir o tamanho da encrenca.E, o tempo ,também conta.Carregado o texto no site da Amazon em um dia o livro estará á venda,atingindo leitores no mundo inteiro.

Kabbani fala com orgulho que sete nomes publicados na Amazon  já venderam mais de 1 milhão de cópias,entre eles,”50 Tons de Cinza”,pois,a autora começou lá até ser percebida pelas grandes editoras.
Como não há beleza sem senão,as obras que mais vendem  são os livros de ficção científica,romances e livros para adolescentes.Livros populares,secos,sem grandes atrativos ,de formatação simples;se o autor tiver pretensões literárias ou estéticas,não deve procurar esta ferramenta.
No Brasil ainda não dá para viver de literatura, mas,chegaremos lá.Na verdade,já avançamos um bocado,desde que comecei a publicar em 2008.
O segredo  para ter sucesso com e-books é se adequar aos gêneros preferidos ,citados acima,escrever uma boa sinopse que instigue o leitor,cuidar para que a capa atraia a atenção e cobrar o preço justo,nem muito caro,nem barato demais.
Se você gosta de escrever séries como Harry Potter,está fadado ao sucesso,pois,um livro puxará outro.
Quer publicar?Experimente esta ferramenta e siga em frente!


*Pimenta Malagueta Digital,nossa editora,está do seu lado.
Fale conosco:miriamdesalesoliveira@gmail.com

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA SELETA:AI,QUE SAUDADES EU TENHO!...

APRESENTANDO O POETA: DANUBIO FIALHO

                                              A INFÂNCIA REPAGINADA                                           O POETA DANUBIO FIALH...

MAIS LIDOS