A IMPORTÂNCIA DE UM BOM REVISOR

INFORMAÇÕES LITERÁRIAS


                                                               O REVISOR JOSIAS ANDRADE


Josias A. Andrade (Josias Andrade), nascido em Borda da Mata (MG), é jornalista, redator publicitário, ghost-writer, revisor de textos e preparador de originais. Autor do livro Escreva Textos Atraentes, trabalhou em agências de publicidade, jornais e editoras. Em parceria com Taissa Antonoff Andrade, fundou a Texto Ideal – Serviços Editoriais, dedicada à revisão de textos, tornando-se referência no segmento. Na entrevista abaixo, o revisor fala da importância, dificuldades e desafios enfrentados na atividade e analisa o ramo editorial à luz da crise atual.









ENTREVISTA COM O REVISOR JOSIAS ANDRADE


O que o levou a interessar-se por revisão de textos?
Josias Andrade – Leitor exigente, sempre gostei de ler textos bem escritos; e encontrar erros, quaisquer que fossem, me incomodava muito. Ao contatar uma editora didática, pediram-me que corrigisse alguns textos, o que fiz prontamente. A editora, quando viu as correções, gostou tanto, que me ofereceu muitos trabalhos como frila. Decidi então que era isso que faria daí em diante, e não parei mais.
Por que a revisão é tão importante na produção do livro?
Josias Andrade – A revisão de textos, para as editoras, equivale ao controle de qualidade, para a indústria. Ao ser impresso, espera-se que o material esteja impecável. E para isso é preciso que haja completa sinergia entre os envolvidos na produção, desde o autor até o revisor que confere a segunda e última prova. Um erro, por insignificante que possa parecer, pode causar enormes problemas e comprometer uma edição inteira. Para evitar dor de cabeça e prejuízo, contratar um revisor é a decisão mais acertada.
Quem são os clientes que contratam seus serviços?
Josias Andrade – Dentre os que buscam por revisão de textos estão as editoras, os autores, os estudantes — quando preparam seus artigos, monografias, teses e dissertações —, agências de publicidade, assessores de imprensa, pesquisadores e muitos outros.
Quais os problemas mais corriqueiros que o revisor encontra?
Josias Andrade – Os problemas com o texto são muitos, e há muitas formas de escrever errado: erra-se muito na acentuação, pontuação, concordância; há descuido nas conjugações verbais, muita desatenção e falta de conhecimento das orações subordinadas, colocações pronominais e por aí vai. Muitos ainda desconhecem as regras do último acordo ortográfico. Mais que isso: muitas pessoas têm vícios de linguagem e seguem modismos que adquirem pela mídia, como é o caso do “a nível de”, “por conta de”, “em função de”, locuções que precisam ser usadas com consciência.
 Transcrito  da News Literária

A EDITORA PIMENTA MALAGUETA TEM TODOS OS SEUS TRABALHOS REVISADOS PELO SR. JOSIAS ANDRADE  GRAÇAS Á QUALIDADE DO SEU TRABALHO QUE RECOMENDAMOS.

                                                 O REVISOR NA VISÃO DE JOSÉ SARAMAGO
                                                     ELE PRÓPRIO UM EFICIENTE REVISOR
"Os senhores autores vivem nas alturas,não gastam o precioso saber em despiciências ou insignificâncias,letras feridas,trocadas,invertidas,deleatur etc  que assim lhes classificávamos os defeitos no tempo da da composição manual,diferença e defeito,então,era tudo um........
É ai que entram  os revisores  que acudam para resolver os  problemas.Somos os anjos - da -  guarda,a nós  os autores  confiam os seus trabalhos. Corrigir ,corrijo eu...Que seria de nós se não fosse o deleatur...
Trechos selecionados do livro "História do Cerco de Lisboa".




Um comentário:

  1. Correcto e afirmativo, como se diz(ia)na tropa. Fui copydesk de um jornal durante quase uma década

    ResponderExcluir

NOSSA SELETA:AI,QUE SAUDADES EU TENHO!...

APRESENTANDO O POETA: DANUBIO FIALHO

                                              A INFÂNCIA REPAGINADA                                           O POETA DANUBIO FIALH...

MAIS LIDOS